Sistema PENTAX Hyper Control:
Uma maneira rápida e fácil de encontrar as melhores configurações de exposição

As câmaras SLR digitais PENTAX oferecem uma seleção de modos de exposição, de modo que os utilizadores de câmaras PENTAX podem capturar uma variedade de assuntos confortavelmente e sem esforço e obter belas imagens.

Aqui estão os principais benefícios de cada modo de exposição:

Modo de exposição Velocidade do obturador Abertura
(Valor F)
Sensibilidade ISO Compensação de exposição Benefícios
P (Programado AE) Automático Automático Manual/Automático
A
A câmara seleciona automaticamente a combinação ideal de abertura e velocidade do obturador para oferecer o nível de exposição adequado.
A função de mudança de programa permite ao utilizador alterar a combinação de abertura / velocidade do obturador, mantendo o nível de exposição adequado.
Sv (Prioridade de Sensibilidade AE) Automático Automático Manual
A
Quando o utilizador define a sensibilidade desejada, a câmara seleciona automaticamente a melhor combinação de abertura / velocidade do obturador para oferecer o nível de exposição adequado.
Tv (Prioridade de Obturador AE) Manual Automático Manual/Automático
A
Quando o utilizador define a velocidade do obturador desejada, a câmara seleciona automaticamente a abertura ideal para oferecer o nível de exposição adequado.
A sensibilidade ISO pode ser definida manualmente ou automaticamente.
Av (Prioridade de Abertura AE) Automático Manual Manual/Automático
A
Quando o utilizador define a abertura desejada, a câmara seleciona automaticamente a velocidade ideal do obturador para definir o nível de exposição adequado.
A sensibilidade ISO pode ser definida manualmente ou automaticamente.
TAv (Prioridade de Obturador e Abertura) Manual Manual Automático
N/A
Quando o utilizador define a abertura e a velocidade do obturador, a câmara seleciona automaticamente a sensibilidade ISO ideal para oferecer o nível de exposição adequado.
M (Manual) Manual Manual Manual
N/A
O utilizador define manualmente a abertura, a velocidade do obturador e a sensibilidade ISO para obter o nível de exposição desejado.
B (Bulb) Selecionável pelo utilizador* Manual Manual
N/A
O utilizador define a abertura e a sensibilidade ISO manualmente.
* O utilizador pressiona o botão de disparo do obturador na câmara (ou no controlo remoto) pelo tempo de exposição desejado.
X (Sincronização Flash) N/A Manual Manual
N/A
O utilizador define abertura e sensibilidade ISO.
A velocidade do obturador é fixada a uma velocidade de sincronização de 1/200 segundo.
 

Notaa: A = Acessível; N/A= Não Acessível

O método básico para a seleção do modo de exposição é determinar quais dos três fatores de exposição mais críticos - abertura, velocidade do obturador e sensibilidade ISO - o utilizador deseja controlar. Em outras palavras, qual dos três fatores o utilizador deixa a câmara decidir automaticamente.

PENTAX oferece várias opções para facilitar a operação de configuração do modo de exposição, incluindo a função Botão Verde disponível nos modos P (A Programado) e M (Manual). PENTAX também oferece o sistema Hyper Control original, que combina o modo Hyper Program usado na operação de ajuste de exposição do modo P com o modo Hyper Manual usado no modo M.

Nesta página, explicarei os conceitos básicos do sistema Hyper Control.

(1) Como operar o modo Hyper Program

O Hyper Program oferece uma função que permite que você mude instantaneamente o modo de exposição para Tv (AE com prioridade de obturador) girando o e-dial frontal ou para Av (Prioridade de Abertura AE) pelo mostrador traseiro, quando a câmara está configurada no modo P (AE programado). Um toque no botão verde redefine as configurações originais de exposição na linha do programa. Este modo versátil permite lidar de forma eficiente e rápida com uma ampla variedade de cenas e assuntos

 

Diagrama conceitual do modo Hyper Program

De um modo geral, as câmaras digitais SLR oferecem uma vantagem de permitir que você mude livremente o modo de exposição dependendo do assunto ou utilização: enfatizar o movimento do objeto com uma velocidade lenta do obturador ou congelar sua ação com uma velocidade rápida do obturador no modo Tv; ou controlar a profundidade de campo à vontade no modo Av.

Exemplos de controlo da velocidade do obturador no modo Tv:

Expresse o fluxo de uma cachoeira com uma velocidade lenta do obturador.

Congele um pássaro em vôo com uma velocidade rápida do obturador.

Exemplos de controlo da profundidade de campo no modo Av:

Deixe o fundo fora de foco com uma grande abertura.

 

Amplie a área em foco da frente para trás com uma abertura fechada.

 

 

 

O modo Hyper Program de PENTAX permite que você alterne rapidamente o modo de exposição para TV ou AV, enquanto mantém o dial de modo na posição P-mode.

Guia de operação

 
 

Um simples toque no Botão Verde reconfigura instantaneamente para o modo P inicial, permitindo que você  poss reagir de maneira eficiente a situações em que mudanças súbitas e dramáticas nas configurações de exposição são necessárias, como ao passar da fotografia de tripé para disparo portátil

 

■ Dica técnica: o que é a linha do programa?

A linha do programa é a coleção de combinações de abertura / velocidade do obturador usada para obter um nível de exposição adequado. Várias linhas de programa são pré-programadas em cada câmara.

 

No modo P, as câmaras PENTAX oferecem várias linhas de programa para acomodar diversas situações.

Tipo de linha de programa

Modo de linha de programa Função
AUTO Seleciona automaticamente uma linha de programa ideal.
Normal Seleciona as configurações de exposição em uma linha de programa padrão AE programada.
Prioridade de alta velocidade Prioriza uma velocidade alta do obturador.
Prioridade de profundidade (profunda) Prioriza a abertura que expande a profundidade de campo.
Prioridade de profundidade (superficial) Prioriza a abertura que reduz a profundidade de campo.
Prioridade MTF Prioriza a abertura que otimiza a potência de imagem da objetiva usada. (Disponível com  objetivas das séries D FA-, DA-, DA L- e FA)

680px × 383px

Quando você usa o Botão Verde para reconfigurar o modo de exposição para o modo inicial Programado AE do modo Av ou Tv definido pela função Hyper Program, as configurações de abertura e velocidade do obturador na linha de programa selecionada pelo utilizador são recuperadas automaticamente. Você pode experimentar diferentes linhas de programa para encontrar a sua favorita.

(2) Como operar o modo Hyper Manual

Um dos benefícios do modo M (Manual) é que você pode definir a abertura, velocidade do obturador e sensibilidade ISO como desejar. Outro benefício é que, como não muda automaticamente as configurações de exposição de imagem para imagem, ele proporcionará um acabamento idêntico para todas as imagens capturadas sob as mesmas condições de iluminação.

Se uma combinação de abertura, velocidade do obturador e sensibilidade ISO não produzir a exposição correta, no entanto, isso poderá resultar em uma imagem sub ou super exposta em todas as outras imagens. Como você pode verificar o gráfico da barra de exposição no visor para obter as configurações de exposição adequadas, esse modo exige uma quantidade considerável de experiência e conhecimento. O modo Hyper Manual de PENTAX, no entanto, oferece uma solução rápida e fácil para esse problema.

 

Não importa quais são as configurações atuais de abertura e velocidade do obturador, um toque no Botão Verde permite reconfigurar instantaneamente as configurações de exposição para valores apropriados no modo M, como se estivesse temporariamente alternando para uma operação de linha de programa no modo P. Como as configurações de exposição são fixas neste ponto, você pode continuar a fotografar outras imagens no mesmo nível de exposição.

Este modo é muito eficiente quando você precisar mudar drasticamente um valor de exposição ao se deslocar de dentro para fora, ou quando se deparar com uma cena sob condições de iluminação confusas.

Guia de operação

 

■Dica técnica: Como definir as funções do Botão Verde no modo M

Através do processo de personalização de botões, você pode alterar uma função do Botão Verde para um dos seguintes modos.

{Caption}

  • P LINE: Quando o Botão Verde é pressionado, este modo seleciona uma abertura e uma velocidade do obturador atribuída em uma linha de programa.
  • Tv SHIFT: Quando o Botão Verde é pressionado, este modo muda a velocidade do obturador para uma abertura selecionada pelo utilizador para definir o nível de exposição adequado.
  • Av SHIFT: Quando o Botão Verde é pressionado, este modo muda a abertura para uma velocidade do obturador selecionada pelo utilizador para definir o nível de exposição adequado.

(3) Como fazer uso do botão AE Lock na operação Hyper Manual

Quando você usa o botão AE Lock durante a operação Hyper Manual, a câmAra altera automaticamente a configuração de abertura em resposta ao deslocamento da velocidade do obturador (ou vice-versa) enquanto o valor da exposição está bloqueado.


A abertura e a velocidade do obturador são acopladas enquanto o valor da exposição está bloqueado.

Para manter o mesmo nível de exposição no modo M (Manual) convencional, você deve reduzir a velocidade do obturador em duas etapas do obturador (seis cliques) quando a abertura for fechada em dois passos (ou seis cliques). No modo Hyper Manual, no entanto, a velocidade do obturador é automaticamente acoplada e reduzida em dois passos quando você fecha a abertura em duas etapas depois de pressionar o botão AE Lock.

Guia de operação: como bloquear o valor da exposição.

 

Fazendo uso efetivo do sistema PENTAX Hyper Control, você pode rapidamente e sem esforço realizar as configurações de exposição desejadas. Isso permite que você se concentre mais nas possibilidades do obturador.

 

Faça bom uso dos recursos originais de PENTAX, como o sistema Hyper Control, para deixar susas fotos ainda mais divertidas e emocionantes.