Este site pode utilizar cookies para nos ajudar a melhorar a sua experiência de utilizador pessoal. Por favor, leia nossa política de privacidade para saber mais sobre cookies.

O-GPS1 - Visão Global

  • GPS_2b (Small).jpg
  • GPS_3b (Small).jpg
  • GPS_K5 (Small).jpg
  • GPS_645D_1 (Small).jpg
  • GPS_645D_2 (Small).jpg

Unidade GPS

Grava datos GPS de geolocalização

  • Compatível* com 645D**, K-5, K-r,
  • Função Astrotracer para uma fotografía astronómica sem esforço
  • Navegação Simples para indicar os dados de localização a um destino
  • Bússola electrónica para indicar e registar a direcção
  • Construção resistente ao clima
  • Alimentação independente

*Com a última versão de firmware instalada
**Algumas funções não estão disponíveis com a 645D.

Descrição

Montando o O-GPS1 na sapata de uma câmara digital SLR Pentax *, o utilizador pode gravar a latitude, longitude, altitude, tempo universal coordenado (UTC) e dados dos locais nas fotografias capturadas. Os ficheiros de imagem que transportam dados de localização GPS, podem ser usados para localizar locais e ver dados de localização num PC. Os dados de localização GPS armazenados em tais ficheiros também torna muito mais fácil a tarefa de classificar e arquivar as imagens gravadas.

Ao juntar os dados GPS ao sistema SR (Shake Reduction) da câmara, esta unidade oferece um vasto leque de opções avançadas, incluíndo ASTROTRACER, Navegação Simples e Bússola Electrónica.

* Compatível com os modelos K-5,K-30, K5 II, K5 IIs Kr e 645D (em Maio de 2011). Alguns das funções do O-GPS1´S podem não estar disponíveis quando utilizado com a 645D.
Nota: Para usar adequadamente O-GPS1 num corpo compatível de uma digital SLR PENTAX, o firmware da câmara terá de ser actualizado para última versão.

Características principais

1. Função GPS para uma fácil gravação dos dados dos locais ao fotografar

O O-GPS1 monta-se na sapata de uma câmara SLR compatível e grava a latitude, longitude, altitude, tempo universal coordenado (UTC) e a direcção do local de disparo nas imagens capturadas. Usando o software de mapeamento, como Google Earth ™, o utilizador pode facilmente recordar os locais de disparo e sua direcção no mapa. Esta função é muito útil para classificar e ordenar as fotos gravadas.
Nota: Quando GPS O-1 é usado em locais onde não pode receber sinais dos satélites GPS, os dados de localização podem estar em erro ou falta


2. ASTROTRACER para fotografia astronômica sem esforço

Quando montado no corpo de uma K5 ou K-r, o O-GPS1 também oferece o avançado modo ASTROTRACER,** que conjuntamente com o sistema SR (Skake Reduction permite um fácil rastreamento e registo fotográfico dos corpos celestes. A unidade calcula o movimento das estrelas, planetas e outros corpos usando a latitude a partir de dados GPS e dados de alinhamento da câmara (inclinação horizontal e vertical e aspecto) obtido a partir dos seus sensores magnéticos e de aceleração, para depois mudar o sensor de imagem da câmara em sincronização com o movimento dos objetos .*** Como resultado, as estrelas e outros corpos são capturados como pontos sólidos em lugar de rastros de movimento, mesmo durante exposições prolongadas. Também torna a fotografia astronômica muito mais simples, pois requer apenas um tripé e elimina a necessidade de um acessório adicional, como um telescópio equatorial.
** Esta função está disponível apenas quando o O-GPS1 é montado num corpo de uma digital SLR PENTAX com sistema SR magnet-driven.
*** A duração da operação do modo ASTROTRACER pode variar, dependendo das condições fotográficas.

3. Navegação Simples para indicar dados de localização até um destino

O O-GPS1 oferece um modo de navegação simples, que calcula a direcção e a distância a um certo destino desde a sua posição actual. O utilizador pode encontrar o seu destino usando os dados de localização guardados nas imagens, ou registar-se e/ou atribuir-lhes fazendo o upload dos dados de localização criados num PC.****
**** No momento da compra, o O-GPS1 tem nove centros de serviços internacionais PENTAX como destinos predefinidos.

4. Função Bússola Electrónica para indicar e gravar direcção

O O-GPS1 vem equipado com uma função de bússola eletrônica, que mostra a direcção da câmara no seu monitor LCD, com grande precisão. Usando o aspecto de geomagnetismo detectado por um sensor magnético e dados de localização GPS, o aparelho indica o aspecto em relação ao norte verdadeiro. O utilizador também pode gravar dados direcionais nas imagens captadas.

5. Outras características:

1) Construção Resistente ao clima para uso em chuva leve
2) Alimentação independente (uma pilha AAA), sem necessidade de conectar ao corpo da câmara.

Especificações Técnicas:

TIPO
Unidade GPS extraível
INFORMAÇÕES REGISTADAS
Latitude, Longitude, Altitude, Tempo universal coordenado (UTC) , Direcção
RECEPÇÃO
Pesquisa de canais:50
Suporta SBAS (WAAS/EGNOS/MSAS) (SBAS: Sistema de aumento de sinal baseado em satélites, melhora a navegação GPS)
TEMPO DE CAPTAÇÃO
Inicial : 40 seg. - Em funcionamento: 5 seg.
INTERVALO DE POSICIONAMENTO
1 seg
PRECISÃO GPS
10m RMS (Diferença precisa entre o valor estimado e o real )
FORMATO DADOS
NMEA-0183 (Formato standard transmissão dados GPS)
GEODESIA
Sistema geodesico mundial (WGS84) sistema de coordenadas cartográficas mundial que permite localizar qualquer ponto da Terra (sem necessitar outro como referência) através
de três unidades de dados.
BÚSSOLA ELECTRÓNICA
Precisão: ±5° (calibração precisa)
Intervalo de posicionamento: aprox. 8 vezes
Direcção de referência: norte real
DIMENSÕES
Aprox. 49.0mmx33.0mmx59.5mm
ALIMENTAÇÃO
1 pilha AAA (Alcalina, Niquel Metal Hidreto ou Litio)
DURAÇÃO DA PILHA
(23°C) 7h a 12h / (0°C) 4h a 9h (segundo o tipo de pilha)
PESO
Aprox 61g. (com pilha), aprox 50g. sem pilha

ao início