Este site pode utilizar cookies para nos ajudar a melhorar a sua experiência de utilizador pessoal. Por favor, leia nossa política de privacidade para saber mais sobre cookies.

PENTAX 645 Z - Descrição

43.8 x 32.8mm

Sensor CMOS de grande tamanho com poder de resolução inigualável e atmosfera natural

Resolução e profundidade de expressão trazida pelo tamanho da superfície da imagem. Esta é a razão pela qual as câmaras de médio formato foram escolhidas para a fotografia de alta qualidade com máxima prioridade à qualidade de imagem. A PENTAX 645Z vem equipada com um grande sensor de imagem CMOS de 43,8 x 32,8 mm. Com um tamanho de cerca de 1,7 vezes maior do que um formato de 35mm (full-frame), podem ser capturadas cenas com maior nitidez e atmosfera. Também devido a que a profundidade de campo é mais suave, os efeitos de desfocagem podem ser controlados mais livremente. A PENTAX 645Z é mais eficaz e expressiva para se concentrar em um único ponto que você queira expressar para capturar fotos incríveis.    

Eleva os padrões de imagem de alta qualidade
51.4 milhões de pixels efetivos

Os pixels efetivos da PENTAX 645Z são de aproximadamente 51,4 milhões. Este número de pixels é uma vantagem absoluta ao fotografar temas como paisagens, que exigem alta resolução. A diferença de nitidez e densidade dos detalhes se veêm claramente, mesmo em impressões em tamanho A3. Além disso, devido a uma rica quantidade de informação contida em cada disparo, quando se trabalha com imagens RAW, é menos provável que ocorra um salto de tom, o que lhe permite alterar os parâmetros com ousadia e personalizar livremente o acabamento sem preocupar em estragar a imagem.  

Expandindo o reino de configurações de exposição
Max. ISO 204,800

 A ultra sensibilidade ISO máxima de 204.800 é possível mediante um processo delicado e exaustivo de controlo ruído efectuado pelo processador de imagem e o sensor de imagem de elevada relação SN. Inclusive nos ajustes de ISO alto, é possível obter uma excelente qualidade de imagem con redução de ruído y contornos nítidos. Inclusive nas mesmas condições de disparo, um maior controlo do valor de abertura e velocidade de obturação lhe permite expressar melhor o efeito bokeh e a emoção da cena da forma que você quiser.   

Processa instantaneamente os cerca de 51,4 milhões de pixels efetivos
Processador de imagem PRIME III

A 645Z utiliza o mais recente processador de imagem da PENTAX, o PRIME III. Este processador conta com uma velocidade máxima de processamento cinco vezes maior do que o do PRIME II, e processa de forma instântanea as grandes quantidades de dados produzidos pelos 51,4 milhões de pixels efectivos. Este processador também ajudar a melhorar significativamente o desempenho, como uma visualização instantânea rápida. 

Conceito de design que traz todo o potencial da resolução da objetiva
Sem Filtro AA

Apesar de eliminar a cor falsa e o moiré, o filtro passa-baixa infelizmente reduz a nitidez da imagem de uma forma global. Este filtro foi removido da unidade do sensor de imagem como parte do conceito de design para dar prioridade à resolução da Pentax 645Z. Esta construção consegue tirar proveito de todo o potencial do sensor de imagem e da objetiva. Esta resolução insuperável é capaz de capturar todos os detalhes de folhas individuais de árvores em uma paisagem.   

Recém equipada com correção de difração e dispersão de cores
Função de compensação da objetiva

A PENTAX 645Z vem equipada com funções completas de ajuste de correção de objetiva. Juntamente com a distorção e a aberração cromática foram adicionadas a correção da iluminação periférica e correção da difração. Além disso, vem também equipada com correção de dispersão de cores para uso no processamento de imagens RAW.   

[ Qualidade de imagem superior proporcionada por um grande sensor CMOS con elevado nº de pixels ]

Gradações finas e suaves
O grande sensor de imagem CMOS tem uma ampla gama de pixels e saída de sinal de um elevado rácio de SN, mesmo em um grande número de pixels. Sombras e altas luzes com perda de detalhes não são comuns na PENTAX 645Z, e as mudanças tonais são reproduzidas em apenas em áreas de elevado número de pixels. A conexão suave entre sombras e cores proporciona imagens super detalhadas e com grande poder descritivo. 

Belo bokeh e magnífico efeito tridimensional
Uma das principais características das câmaras digitais de médio formato também pode ser vista no efeito de desfocagem (bokeh). A profundidade de campo é supercial e o desfoque é suave. Os motivos capturados com ajuste de abertura mais aberto parecem mais tridimensionais, mesmo quando vistas a olho nu. Estas características fazem que a expressão suave, rica em três dimensões e a atmosfera que são particulares às câmaras de médio formato sejam possíveis para transmitir uma sensação de maior profundidade às imagens.  

Resposta rápida

Mobilidade - o que faltava nas câmaras digitais de médio formato

Foi alcançada uma operação rápida e ágil ao renovar todo o desempenho em termos de processamento de imagens. Além do foco automático, processamento de imagem, a velocidade de operação de visualização instantânea foi melhorada significativamente, em comparação com a PENTAX 645D. Vem também equipada com um buffer de memória de grande capacidade, e o tempo de gravação de dados do cartão de memória é menor, o que ajuda a capturar com fluidez uma série de imagens em formato RAW no modo de disparo contínuo. Todas estas caracteristicas fazem com que seja possível pela primeira vez em uma câmara de médio formato pressionar de forma contínua o obturador com grande conforto. A PENTAX 645Z é ideal para fotografia de movimento e retrato.  

Sistema de focagem automática avançada e de alta precisão
SAFOX 11

O sistema AF utilizado na PENTAX 645Z é o SAFOX 11. São utilizadas lentes de difração no sistema óptico para a supressão da aberração. Ao ajustar a nitidez da imagem do sensor, é possível alcançar máxima precisão de focagem. Incluímos também um sensor de deteção de fontes de luz para anular a influência do AF en fontes de luz artificiais específicas. Este sistema de focagem precisa e de resposta rápida encaixa perfeitamente com as necessidades de imagens de alta resolução.

Focagem de excelente precisão
Compatível luz auxiliar AF 2.8

O foco automático de três pontos no centro do ecrâ suporta luz auxiliar AF 2.8. Ao utilizar uma objetiva com um valor máximo de abertura de F2.8, é possível uma focagem de alta precisão. Isto é especialmente eficaz quando deseja obter uma profundidade de campo suave ou para conseguir várias focagens em disparos.   

Captura objetos escuros que são difíceis de ver
AF Compatible -3EV

Usando um sensor AF de alta sensibilidade, é possível obter um limite de baixa luminância de -3EV (25 pontos centrais). Até mesmo os temas mais escuros que são difíceis de ver, este AF proporciona uma focagem suave e precisa para uma maior variedade de cenas.

Excelente capacidade de deteção de sujeitos
27 Pontos AF

Estão disponíveis 27 pontos de AF. 25 dos quais são pontos de focagem tipo cruzado equipados con sensores com linhas na horizontal e na vertical. A excelente capacidade de deteção de esta função se aplica a todos os sujeitos.  

A câmara analisa o assunto e otimiza a função de conexão e controlo
Sistema Análise Cena Tempo Real

Esta função detecta a distribuição de cor no ecrã, cor do sujeito, e o seu movimento, e optimiza a conexão e o controlo de AE, AF e balanço de brancos automático. A espinha dorsal deste sistema é a análise da cena que une o sensor RGB de medição de aprox. 86.000 pixels e o sensor de imagem PRIME III. Ao analisar cuidadosamente as cenas, é possível obter um disparo estável e de alta precisão. 

Captura fielmente a cor, forma e movimento para uma análise precisa
Sensor de medição RGB de Aprox. 86,000 pixels

A PENTAX 645Z utiliza um sensor de medição RGB de aprox. 86.000 pixels que analisa as cenas em tempo real, detectando o brilho, cor e movimento em uma escala tão fina e superior ao sistema tradicional de medição de 77 zonas. O limite de baixa luminância é de - 1EV (ISO 100/55mm, F2.8). Esta característica alcança um controlo de exposição de alta precisão mesmo com baixa iluminação.

Reprodução de cor favorável em todas as áreas da imagem
Auto WB Multi-Padrão

A PENTAX 645Z está equipada com um Balanço de Brancos Multi-Padrão, que divide a cena em pequenas seções e aplica o balanço de brancos ideal para cada uma delas. Esta função resolve as diferenças de temperatura de cor devido às diferente fontes de luz, sombra e luz solar, e proporciona uma reprodução de cor estável que tem uma aparência similar à forma em que cenas aparecem a olho nu.

Gravação de ficheiros em alta velocidade
Dupla Ranhura

As duas ranhuras cumprem com o standard UHS-I. Com a gravação em alta velocidade o tempo de compensação do buffer é reduzido, o que contribui para um disparo rápido. Além disso, os ficheiros são gravados sequencialmente para as duas ranhuras de cartão de memória SD para gravação em duplicado, e separação RAW/JPEG. Também podem ser utilizados cartões de memória Eye-Fi e cartões Flucard (O-FC1 opcional).

Nota: Os cartões de memória Eye-Fi, Flucard e funções LAN podem ser utilizadas na ranhura SD2.

Ângulo Flexível

Equipada com um ecrã LCD inclinável que pode ser movido de -35° a 125°.

A PENTAX 645Z vem equipada com um ecrã LCD que conta com um mecanismo de inclinação. Pode movê-lo numa direção de 35º para baixo e 125º para cima, de modo a permitir melhores posições de enquadramento. Destaca-se igualmente pela sua construção com face de vidro temperado para aumentar a resistência, e uma arquitectura "air-gapless", ou seja, sem as bolsas de ar usualmente encontradas entre as camadas de LCD, de modo a reduzir reflexos e dispersão luminosa, garantindo uma imagem mais clara e contrastada mesmo em condições adversas.  

Habilitando Contraste AF
Live View

Este modelo está equipado com a função Live View (visualização ao vivo) que pode ser usada para verificar a focagem precisa em uma vista ampliada (16x max.). Além do Contraste AF que obtem um foco extremamente preciso, pode utilizar os modos de Focagem Micro-Contraste (Focus Peaking) e Deteção de Rostos AF. Dado que os efeitos de imagem e balanço de brancos são reflectidos no ecrã, pode expandir a sua gama de expressão e criatividade.

Excelente mobilidade, disparo a mano alçada
Design Integrado

A PENTAX 645Z herda o estilo tradicional das reflex DSLR da série Pentax 645 com visor integrado, unidade de sensor de imagem, e punho. Possui uma excelente confiabilidade operacional e uma focagem precisa para que não tenha que se preocupar com uma má conexão à parte traseira digital, ou erros de focagem devido a uma má fixação. Além disso, através da otimização do equilibrio de peso e um punho fácil de agarrar, poderá desfrutar de uma câmara digital de médio formato com um disparo confortável à mão.   

Grande campo de visão que só está disponível em uma câmara de médio formato
Visor Óptico

Para que o corpo da câmara seja mais compacto, foi utilizado um prisma trapezoidal. A armação está inclinada para a frente em 9º a partir do corpo, permitindo uma maior optimização do percurso óptico para uma altura total mais curta. 

Obturador confiável que suporta mais de 100,000 disparos
Mecanismo de alta durabilidade

A PENTAX 645Z vem também equipada com uma unidade de disparo de alta velocidade com longa durabilidade, suporta mais de 100.000 disparos, o que equivale ao dobro da PENTAX 645D. Isto não só lhe permite fotografar no modo de disparo contínuo, mas também para fotografar pessoas e objetos em movimento, atendendo às necessidades mais exigentes de todos os fotógrafos profissionais.

Corpo selado que impede a entrada de chuva e poeira
Construção resistente às intempéries

Antecipando às más condições climatéricas encontradas durante disparos ao ar livre, a 645Z conta com uma construção resistente a poeira e respingos. As 76 partes diferentes, incluindo botões, dials e tampas foram cuidadosamente seladas para evitar a entrada de gotas de chuva, humidade e poeira. A mesma construção também foi utilizada para as objetivas AW. Quando combinada com uma objetiva AW, esta câmara pode ser utilizada até mesmo em condições adversas, tais como: quedas de água e poeira. 

Capaz de disparar em climas gélidos 
Funcionalidade resistente ao frio garantida a  -10°C

Esta câmara foi testada em ambientes de -10° C, confirmando a precisão de operação, estabilidade, capacidade de resposta, e mudanças no estado da bateria. Com este tipo de proteção, poderá usar a câmara sem restrições em ambientes frios, onde os dispositivos digitais, normalmente não funcionam correctamente.  

Buscando leveza e robutez
Exterior Liga de Magnésio

O exterior da câmara e o ecrã LCD inclinável são de liga de magnésio leve e de alta resistência. Este material oferece excelente absorção de choque, dissipação de calor, excelente proteção eletromagnética, alta durabilidade e uma fiabilidade óptima. Faz frente a um uso intenso e protege de forma eficaz os mecanismos internos da câmara. 

Um corpo altamente preciso e durável
Chassis de alumínio fundido

Para conseguir um chassis que suporte o flange, o visor e o sistema de percurso ótico da luz AF, é necessário um alto nível de resistência e dimensões exactas. Foi utilizado alumínio fundido a pressão de grande resistência, conseguindo uma elevada precisão de montagem e alta rigidez. Além disso, a unidade de sensor de imagem está ligada ao chassis por meio de uma camada de dissipação de calor. O calor é liberado fazendo com que a parte traseira do chassis seja um dissipador de calor, reduzindo o ruído causado devido à "dark current". 

Remove a poeira usando vibrações ultrasónicas
Sistema DR II e Alerta de Pó

A PENTAX 645Z vem equipada com o sistema de remoção de pó DRII. Elimina eficazmente todas as partículas de pó que se agarram à superfície da unidade do sensor de imagem CMOS através da vibração do filtro de redução UV/IR com elemento piezoelétrico a uma velocidade supersónica.

Cria imagens impressionantes com tridimensionalidade e alta sensibilidade

Funções de gravação de vídeo

A 645Z oferece gravação de vídeo em Full HD 1920 x 1080p (60i/30p) em formato de gravação H.264. Graças ao seu sensor de imagem de grande tamanho resulta ser muito eficaz na gravação de vídeo de pouca profundidade de campo. Além disso, incorpora um microfone estéreo (também fornece um terminal de microfone estéreo para conectar um microfone externo) e função de controlo do nível de audio.

Grava vídeos com uma resolução quatro vezes maior que o Full HD
Vídeos Intervalos 4K

A 645Z vem também equipada com uma função de gravação de vídeo em intervalos em 4K. Permite gravar imagens em intervalos predeterminados para juntá-las e montar um único vídeo. A resolução é aproximadamente quatro vezes maior do que a de HD. Com esta função poderá desfrutar de vídeo de super-alta resolução. Também é compatível com HD e Full HD. 
- O intervalo de disparo pode ser ajustado para 2 segundos a 1 hora, e o tempo de gravação pode ser ajustado de 14 seg. até 99 horas. O tempo de gravação disponível para configuração mudará em função do intervalo de disparo.
- Max. velocidade de obturação é de 1/30 seg.

- Para reproduzir um vídeo de intervalo 4K, é necessário um computador que suporte a reprodução de vídeos em 4K

Formatos de gravação que suportam arquivos TIFF
RAW/JPEG/TIFF

Pode selecionar os formatos de gravação RAW, JPEG e TIFF. Para as imagens, suporta o formato PEF original de PENTAX, assim como o DNG, que é altamente compatível como todos os programas da Adobe. Os ficheiros JPEG podem ser gravados simultaneamente com as imagens RAW, para ter maior flexibilidade no tamanho de gravação e as configurações de qualidade de imagem. Pode selecionar TIFF quando quiser gravar num formato não comprimido.
*Os ficheiros TIFF não podem ser gravados simultaneamente em RAW e JPEG. 

Estão disponíveis uma grande variedade de opções de configuração
Processamento RAW na câmara

Os dados RAW podem ser processados na câmara e se guardam como um ficheiro JPEG ou TIFF. A PENTAX 645Z conta com uma gama completa de ajustes de imagem a alta velocidade. Desfrute da liberdade de editar as imagens com a câmara sem necessidade de uma computador.

[Opções de configuração para processar imagens RAW]
Parâmetros Processamento RAW: Formato de ficheiro (JPEG/TIFF), Formato aspecto, Pixeis gravados JPEG, Qualidade JPEG, Espaço cor, Correção distorsão, Correção da aberração cromática lateral,Correção da iluminação periférica, Correção franja cor, Filtros digitais, HDR, Balanço de brancos, Personalização de imagem, Sensibilidade, Reduc. auto ruido ISO alto, Correção de sombras, GPS (Latitude, Longitude, Altitude, Tempo)

Captura sujeitos que estão em constante movimento
Disparos em intervalos/Composição

O obturador é ativado automaticamente no intervalo definido de número de disparos. Esta função é útil para a gravação do sujeito que altere lentamente com o tempo. Combinar intervalo com exposição múltipla também é possível com o uso deste modo. Os intervalos podem ser fixados de 2 segundos a 24 horas, com um máximo de 2000 disparos, para grande variedade de expressões.

Gera automaticamente as imagens com uma ampla gama dinâmica
HDR (High Dynamic Range)

Uma única imagem com uma ampla gama dinâmica é criada a partir de três imagens com diferentes exposições. Além de ajustar o grau de exposição *1 de acordo com a cena, como a câmara pode corrigir automaticamente pequenas alterações para a posição da composição de uma imagem *2, pode desfrutar de forma fácil de fotografia HDR à mão livre. Além disso, uma vez que as três imagens originais se guardam como dados RAW, pode usá-las por separadamente para processamento ou outras configurações. As três imagens são guardadas como um único ficheiro RAW, fazendo com que a gestão de dados seja fácil. 
*1 : O grau de exposição só pode ser definido quando se fotografa
*2 : O ajuste automático de posição pode não ser possível para grandes diferenças de posição e devido aos padrões de alguns objetos.  

Selecione o modo de composição de acordo com as suas intenções criativas
Multi-exposição

Ajusta a quantidade de disparos (2 a 2000) e os combina em uma única imagem. Cada vez que o botão do obturador é pressionado, a exposição está definida e as imagens são combinadas, e pode conferir os resultados em detalhe no ecrã LCD. Pode selecionar o modo de composição de entre três opções disponíveis para satisfazer as suas intenções criativas.
[Modo Composto]
● Média
Cria uma imagem composta com a exposição média
● Aditivo
Cria uma imagem composta com a adição cumulativa da exposição
● Claro
Cria uma imagem composta que combina apenas zonas claras

Controlo de variação de tom
Personalização da Imagem

A personalização de imagem permite que você crie imagens que correspondam com o tema e suas intenções criativas. A PENTAX 645Z conta com 11 variações de controle de imagem flexível que se adapta às suas preferências. A saturação de cor, matiz, brilho, contraste e nitidez podem ser ajustadas em cada variação de personalização de imagem.
* Os parâmetros que podem ser definidos variam em função da opção de personalização de imagem.

 Opções Personalização Imagem

  • Claro
    Maior saturação, matiz, contraste, brilho e nitidez
  • Natural (predefinição)
    Cria um aspecto natural, próximo da cor real
  • Retrato
    Reproduz um tom de pele saudável e brilhante
  • Paisagem
    Aumenta a saturação das cores, realça as formas
  • Vibrante
    Altera ligeiramente a cor, cria um aspecto antigo
  • Radiante
    Reforça o lustro para um acabamento espectacular
  • Abafar
    Reduz a saturação para criar um aspecto suave
  • Sem Branqueamento
    Cria um efeito de fotografia antiga
  • Efeito Diapositivo
    Aumenta o contraste de imagem, efeito diapositivo
  • Monocromático
    Tira fotografias com um filtro de cor monocromático
  • Processo Cruzado
    Altera a matiz e o contraste. O resultado final vai variando

19 efeitos especiais diferentes
Filtro Digital

Aplique filtros digitais ao reproduzir imagens. Pode escolher entre 19 tipos diferentes de filtros. Ao processar imagens RAW na câmara, selecione um filtro para adicionar um efeito e guardar a imagem mantendo intacta a original.
* Não pode aplicar filtros digitais quando se gravam imagens.
[Opções Filtros Digitais]
Ajuste Parâmetro Base, Extração de Cores, Máquina de Diversão, Retro, Alto Contraste, Sombreado, Inverter Cor, Intensificar uma Cor, Monocromático Intensificado, Expansão de Tons, Esboço, Aguarela, Pastel, Posterização, Miniatura, Suave, Rajada de Estrelas, Olho-de Peixe, Adelgaçado.

Controla la câmara utilizando um smartphone
Disparo Wireless Live View


A PENTAX 645Z é compatível com cartões Flucard equipados com uma função de LAN sem fios. Usando o navegador de um smartphone ou tablet, é possível controlar a câmara durante a verificação do ecrã de visualização vivo (Live View). Além da possibilidade de tocar no ecrã para iniciar o AF, pode ajustar a exposição, sensibilidade ISO, obturador, e visualizar e guardar as imagens guardadas.

* Cartões compatíveis: Flucard para PENTAX 16GB O-FC1 (vendido separadamente)
* Smartphones e tablets que utilizam iOS ou AndroidTM podem ser utilizados.

Detecta e exibe a inclinação em duas direções
Nível Electrónico


Esta função detecta a inclinação da câmara nas direções esquerda / direita e para frente / para trás e mostra a informação em incrementos de 0.5°. Além de enquadrar melhor as fotos quando se dispara com o visor, é possível também visualizar a inclinação da câmara na barra de exposição. Pode também usufruir desta função quando se fotografa em modo Live View, o que ajuda a regular simultaneamente a composição e inclinação da câmara. 

Sem movimento do eixo óptico na posição vertical ou horizontal
Encaixe para tripé para uso na vertical


Além da parte inferior da câmara, as laterais também sãp equipadas com um encaixe para tripé. Devido a que o eixo óptico não muda quando se passa de uma posição horizontal à posição vertical de fixação, pode de forma eficiente desfrutar de um disparo estável. 

Transferência de imagens

Transferência de imagens a alta velocidade para um PC


Nos estúdios que utilizem câmara digitais, cada disparo de teste é visto num computador para que os ajustes de iluminação e da câmara possam ser refinados. Com o novo software de imagem Transmitter 2, a PENTAX 645Z pode ser operada remotamente por um computador. Além de importar as imagens para uma pasta definida pelo utilizador no computador, as configurações  de exposição como o diafragma e a sensibilidade ISO podem ser definidas, assim como activar o obturador enquanto se visualiza o ecrã em modo Live View para melhorar significativamente a eficiência de fotografia de estúdio.

[Image Transmitter 2]

Características principais:
- Transfere automaticamente as imagens para um computador
- Controla a câmara remotamente a partir de um computador (obturador, abertura, velocidade, ISO, compensação de EV)
- Visualização de imagens em directo em um computador

[PENTAX Tethered Capture Plug-in para Adobe® Photoshop® Lightroom® (Versão Simples)] (Gratuito)

Este plugin está desenhado melhorar as capacidades de captura através da Adobe® Photoshop® Lightroom®, o software de processamento de fotografias e edição digital mais utilizado pelos profissionais. 

Características principais

- Transferência automática de imagens para o computador
- Possibilidade de disparo através do computador

Para Windows ・Para Macintosh

【PENTAX Tethered Capture Plug-in para Adobe® Photoshop® Lightroom®(Versão Simples)】

Para composições mais fáceis
Exibição de grelha quadrada detalhada

Estão agora disponíveis dois tipos de grelhas quadradas com linha vertical / horizontal mais estreita (largura), pelo que é mais fácil para capturar imagens com intuito de combiná-las mais tarde, e para fazer uso de uma gravação mais eficiente. Devido a que o padrão de grelha é mais estreito que as versões anteriores, é mais fácil para que coincida com a posição da imagem do sujeito principal e a imagem de fundo. Também é possível selecionar 16 zonas, Regra de 3 terços, Escala, 4x4, Quadrado 1, Quadrado 2, Desligar. Uma vez que a cor da grelha poder ser selecionada de preto ou branco transparente, está garantida uma boa visibilidade.  

Visualização Live View ou imagens num monitor externo
Saída HDMI™

A PENTAX 645Z vem equipada com uma ligação HDMI. Com isto, poderá conectar a câmara a um televisor ou um monitor PC para visualização do modo Live View   ou imagens gravadas. Esta ligação é muito útil porque proporciona uma variedade de usos, como a verificação de imagens junto com vários funcionários em simultâneo e visualização de slides ou vídeo.   
*Enquanto a câmara estiver conectada a um dispositivo AV, não aparece nada no ecrã da câmara. Além disso, não é possível ajustar o volume da câmara.

Otimização de ficheiros digitais
Rotação 180° para visualização / gravação*


Esta função é útil ao fazer cópias de imagens. Normalmente, quando estabelecemos materias para disparar numa posição correta desde o ponto de vista do fotógrafo, a imagem gravada se gira a 180°, como mostrado na figura à direita. Basta girar 180° para gravar a informação da rotação da posição correta. Porque o Live View e a salida HDMI também se gira e se mostra em 180°, é fácil de operar a câmara durante a visualização através de um PC ou televisor.
* Apenas a informação de rotação é gravada.

Comunicação ultra-rápida com um PC
USB 3.0


A PENTAX 645Z vem equipada com um conector USB 3.0. Quando ligado a um PC compatível , pode beneficiar de uma velocidade de transferência de ficheiros ultra-rápida, muito superior ao USB 2.0. Esta característica faz com que a transferência de fotos seja um processo rápido e sem stress quando fotografa com o modo Live View conectado a um computador.

Previne um funcionamento incorrecto
Botão/Selector Bloqueio de Operação


A PENTAX 645Z está equipada com uma função de bloqueio de operação para evitar um mau funcionamento dos selectores e botões ao fotografar. Além dos selectores frontais / parte posterior, esta função desativa temporariamente os botões ligados principalmente ao controlo de exposição, tais como a compensação de exposição e a sensibilidade ISO. Além disso, o alcance da função de bloqueio pode ser ampliada para incluir quase todos os botões, excepto o botão de disparo.

Dê um retoque final de alta qualidade às suas fotos
Digital Camera Utility™ 5

Este software pode ser usado para processar imagens RAW, guardá-las como JPEG e TIFF, editá-las, e gerir ficheiros. Utiliza o programa de retoque de imagem SILKYPIXR que goza de grande prestígio. Dar retoques finais às imagens é fácil e confortável com o processamento RAW e uma rica variedade de opções de ajuste de imagem.Também pode adicionar informações de copyright aos dados EXIF, e verificar a autenticidade das imagens.

Requisitos do sistema
Recomendamos os seguintes requisitos de sistema para conectar a câmara a um computador e instalar e utilizar o software Digital Camera Utility 5 incluido.

Windows®
- OS: Windows® 8.1 (32bit/64bit)/Windows® 8 (32bit/64bit)/Windows® 7(32bit/64bit)/Windows Vista® (32bit/64bit) - CPU:Intel® Core™ 2 Quad ou superior - Memória: 4GB ou superior - Espaço em disco rígido: Aprox. 100MB ou mais (espaço disponível durante a instalação ou quando se inicia), aprox.. 25 MB (para armazenar ficheiros de imagem) (JPEG) ou aprox.. 70 MB (RAW) - Monitor: 1280 x 1024 pixels, cores de 24 bits ou superior


Macintosh
- OS: Mac OS X 10.9/10.8/10.7/10.6 - CPU:Intel® Core™ 2 Quad ou superior - Memória: 4GB ou superior - Espaço em disco rígido: Aprox. 100 MB ou mais (espaço disponível durante a instalação ou quando se inicia), aprox.. 25 MB (para armazenar ficheiros de imagem) (JPEG) ou aprox.. 70 MB (RAW) - Monitor: 1280 x 1024 pixels, cor de 24 bits ou superior
* Os sistemas operacionais suportados são limitados aos instalados num computador e actualizados para as versões mais recentes.
* O funcionamento não é garantido em todos os computadores com as especificações recomendadas

ao início