Este site pode utilizar cookies para nos ajudar a melhorar a sua experiência de utilizador pessoal. Por favor, leia nossa política de privacidade para saber mais sobre cookies.

PENTAX K-1 - Descrição

Qual é a melhor câmara para um fotógrafo? 

Há mais de 50 anos que a Pentax preserva a confiança. Pentax não é apenas mais um fabricante de câmaras reflex, é um dos líderes ao desenvolver tecnologias originais para dar excelentes respostas. A PENTAX continua a pensar seriamente e atinge o climax da inovação com a nova Pentax K-1. Um passado rico em história e um futuro que promete evolução sem fim. 

Baseando-se na experiência e saber acumulados, fruto do desenvolvimento tecnológico, a Pentax joga as cartas do baralho: lança a nova reflex digital full frame e adota o nome Pentax K-1. Orgulhosa de ser a primeira da sua geração, a K-1 apresenta-se como a autêntica, integrada na tão priviligiada série K da Pentax.

De corpo compacto e duradouro, a Pentax K-1 segue a mesma linha elegante que já nos habituou. Agora com aspetos essenciais, adicionados ao full frame de 35mm, estão incluídas as mais vanguardistas técnicas de alta resolução culminadas no desenvolvimento dos modelos PENTAX de formato médio, características únicas de disparo e uma notável capacidade de adaptação ao meio.   

A K-1 assegura o melhor desempenho de resolução e sensibilidade

Sensor CMOS full frame de 35mm 

Aproximadamente 36.4 megapixels efetivos

Excecional poder de imagem assegurado por um sensor de grande formato

Excecional poder de imagem suportado por um design de alta resolução livre de filtro AA

A K-1 incorpora um sensor de imagem CMOS full frame de 35 mm do novo desenvolvimento, que assegura a mais alta qualidade de imagem da série SLR com encaixe K. Graças à sua grande área de imagens e um tamanho de pixel longo, este sensor de alta resolução proporciona imagens reais com uma  graduação superior e um nível de ruído mínimo. A sua profundidade de campo permite controlar a sensação de profundidade e efeito bokeh (desfocar) .

Graças aos seus cerca de 36,4 megapixels efetivos, a K-1 oferece impressionantes imagens, reais como a própria vida - que se vão aponderando da imaginação do espetador. O seu excecional poder de resolução capta cada folha de uma árvore distante ou cada gota de um aerossol até ao mínimo detalhe. Uma vez que proporciona dados da imagem suficientemente grandes para produzir uma impressão brilhante de tamanho A2 (a 300 ppp), o fotógrafo ganha a segurança de uma grande flexibilidade na composição da imagem, mesmo quando se recorta a imagem durante o registo, ou recortando a imagem captada durante o processamento. Devido ao processamento de grandes volumes de dados através do seu sistema de processamento de imagens de 14 bits, a K-1 oferece imagens bonitas e com uma graduação superior.

Design livre de filtro AA, para otimizar o poder resolutivo

Un filtro ótico AA (anti-aliasing) afetará o poder de resolução da imagem da câmara, apesar de ajudar a reduzir o efeito moiré e a cor falsa. A K-1 incorpora um design sem filtro AA para otimizar o poder de resolução de imagem do sensor de alta resolução.

PRIME IV

ISO 204800

Um novo motor de imagem otimizado para um círculo de imagem de 35mm

Uma combinação de sensibilidade e excelente resolução de imagem

A K-1 possui um motor de imagem PRIME IV com novo design. Em comparação com a versão anterior, PRIME III, está afinado para processar imagens de maior resolução e, ainda, aumenta a frequência de funcionamiento em quase 50 por cento. O seu algoritmo de processamento de ruído também se atualizou para captar imagens bonitas e com uma alta graduação à sensibilidade. Uma combinação de um sistema de análises de cenário avançado e novas funções de processamento de imagens que permite melhorar a exatidão e fiabilidade da reprodução da imagem.

Aproveitar o pleno desempenho do sensor, resistente ao ruído e ao motor de imagem PRIME IV, a K-1 oferece uma sensibilidade máxima de ISO 204800 (a sensibilidade standard de saída). Não proporciona apenas imagens de alta resolução livres de saltos de tonalidade e grão com definição de alta sensibilidade, também melhora a qualidade de imagem em distâncias baixas de sensibilidade. Uma vez que a K-1 permite aumentar o nível de sensibilidade para captar imagens de igual qualidade que as tiradas a sensibilidades mais baixas, ampliam-se os limites da expressão fotográfica.

Sistema Pixel Shift Resolution

Reprodução de imagens de alta resolução 

Reforçado pelo mecanismo de estabilização SR (Shake Reduction), o sistema Pixel Shift Resolution* da K-1 capta quatro imagens da mesma situação, movendo o sensor de imagem num único píxel para cada imagem. Assim, as quatro fotos são sintetizadas numa única imagem de alta resolução. Em comparação com o sistema Bayer convencional, este inovador sistema obtém todos os dados de cor do sistema RGB em cada píxel e proporciona bonitas imagens com cores muito mais autênticas e com mais detalhe, sem qualquer pormenor de cor falsa. Este sistema também reduz o ruído de alta sensibilidade. A diferença na qualidade de imagem é evidente a olho nu, sem ser necessário ampliar a imagem captada no monitor do computador ou numa impressão de tamanho grande. As imagens captadas pelo sistema Pixel Shift Resolution podem guardar-se como arquivos em formato RAW. Estes arquivos podem processar-se na própria câmara se definir vários pârametros ou se ativa/desativa o sistema Pixel Shift Resolution para produzir novas imagens.

Quando utiliza este sistema recomenda-se ao utilizador que estabilize a câmara firmemente num tripé durante o disparo, deve disparar com o temporizador ou comando à distância, usar a função de bloqueio de espelho.
Quando o sujeito está em movimento produz-se um movimento da câmara e não se consegue obter o efeito desejado.

Pixel Shift Resolution 

tomada normal

Informação da cor obtida

Informaçaõ de cor obtida

Ao fazer quatro disparos em sequência, cada pixel obtém informação de cor e brilho de cada RGB.

Para cada pixel, a informação de cor e brilho obtém-se apenas para uma cor.

*A alta resolução e as muitas graduações conseguem-se quando se utiliza informação de cor e brilho de alta resolução e origina a imagem de alta definição.

*Não se produzem cores falsas nem efeitos de muaré visto que que não existe interpolação de pixels.

Devido às proporções do filtro de cor RGB, a resolução para cada cor é
1/2 para o verde e 1/4 para o vermelho e azul.

 

Processo de mosaico

Estimam-se os pixels deficientes com referência ao pixel ao lado e a informação de esquema (interpolação de pixels).

Quando são produzidas situações em que a cor estimada e a atual diferem, o resultado é uma falsa cor e o efeito muaré.

 

 *As imagens são unicamente para fins de representação.

Função de Correção de Movimento 

Quando se capta uma imagem com Pixel Shift Resolution, a K-1 proporciona uma nova função de Correção de Movimento. Quando esta função está ativada a câmara deteta automaticamente a quantidade de movimento do sujeito durante o disparo contínuo e minimiza os efeitos negativos durante o processo de síntese*.

*O movimento pode não ser corrigido suficientemente se o sujeito se move em certas direções e/ou padrões. Esta função não garante que o movimento seja corrigido como devia em todos os sujeitos.

Simulador de filtro AA

Mecanismo de vanguarda para minimizar o efeito muaré e a cor falsa

Usando o mecanismo de estabilização SR da câmara para aplicar microvibrações no sensor de imagem, o simulador de filtro AA* (anti-aliasing) minimiza de forma efetiva o efeito muaré e a cor falsa até nos bordos da imagem, um dos problemas comuns quando se fotografa sujeitos com padrões reduzidos. A K-1 permite reproduzir a sua ideia creativa, quando se usa o simulador de filtro AA para imagens mais brancas ou optando por prescindir do filtro para conseguir uma melhor resolução.

*Esta função actua melhor a velocidades de obturação de 1/1000 ou mais lentas.
*Esta função não deveria usar-se em alguns modos de disparo.

Princípios do filtro óptico AA

Princípios do simulador de filtro AA

Correção das aberrações da objetiva e compensação das bordas do motivo*

Maior e com mais nitidez 

Reprodução de imagem de alta qualidade em todo o campo de visão com compensação efetiva das aberrações.

Ferramentas que melhoram a nitidez e o rendimento das imagens de alta resolução. 

A K-1 compensa de forma efetiva a distorsão, as aberrações cromáticas causadas pelas especificações das objetivas e capta imagens nítidas e de alta qualidade de extremo a extremo da imagem. 

*Disponível em combinação com objetivas das séries D FA-, DA-, DA L- y FA-. No entanto, algumas das objetivas podem não ser compatíveis com estas funcões.

Não importa o número de pixels e o poder de resolução que um sensor pode proporcionar à imagem tomada, pode aparecer como uma imagem de baixa resolução se o objeto está demarcado com linhas grossas. A função Nitidez da K-1 esboça o tema com linhas mais finas e naturais em comparação com as criadas através do processo normal para produzir imagens de alta qualidade, com grandes detalhes. Assim, permite criar autênticas obras de arte, com uma descrição muito mais fiel. A K-1 também proporciona uma função de maior nitidez, com destaque ao contorno do objeto com linhas muito mais finas, especialmente útil para melhorar o contorno de um objeto baixo contraste. 

A K-1 supera as condições mais extremas, como  o mau tempo, a escuridade e as temperaturas negativas.

Mecanismo de estabilização incorporado SR II

O primeiro estabilizador de cinco eixos que compensa até cinco passos de obturação*

O mecanismo de redução de movimento do tipo deslocamento do sensor original da PENTAX foi melhorado para proporcionar uma compensação ótima para todas as objetivas utilizadas em fotografia à mão. A nova geração SR II (Shake Reduction II) conta com um mecanismo de cinco eixos para compensar o movimento da câmara causado pelo deslocamento horizontal e vertical ** (generado na fotografia macro) e o movimento da câmara causado por "el rodillo", que é difícil de controlar por mecanismos de redução do movimento das objetivas e, ainda, do movimento da câmara mais comum causado pelo disparo. A unidade SR II controla-se com grande precisão quando se liga a câmara e oferece uma ampla gama de compensação - até cinco passos de obturação *** - para expandir os limites da fotografia à mão. 

*Para uma câmara DSLR full-frame, em Fevereiro de 2016 (segundo os estudos da RICOH IMAGING).
**Enquanto se dispara em modo Live View, este mecanismo não compensa os movimentos de câmara verticais e horizontais.
*** Medidos segundo os standards CIPA, usa-se uma objetiva HD PENTAX-D FA 28-105mm F3.5-5.6ED DC WR a uma distância focal de 105mm.


SR: Desligado


SR: Ligado


SR:Desligado


SR: Ligado

Compatível com panorâmicas

Quando tira uma foto panorâmica, este mecanismo controla eficientemente a unidade de SR para detetar a direção do movimento da câmara, enquanto compensa todos os outros vectores que afectam. Devido a esta questão, a K-1 capta bonitas imagens de alta resolução, tanto em condições normais de fotografia, como em panorâmicas, sem requerer nenhuma operação de comutação.


Luz de assistência 

Para ajudar a operatibilidade na escuridade

Quatro luzes de assistência colocaram-se de forma estratégica no corpo da câmara: na parte superior do encaixe da objetiva, atrás do monitor LCD, na ranhura dos cartões de memória e na entrada para o cabo. Com um toque no botão de iluminação, pode acende-las* para facilitar a troca de objetivas ou de cartão, controlar os botões de operação e facilitar a conexão ou desconexão do cabo, de forma que o seu uso seja mais confortável wm situações de pouca luz ou quando tira fotografias à noite. 

* As luzes LED podem acender-se e apagar-se de forma individual. Nos ajustes por defeito as luzes vêm apagadas. 


Sobre o encaixe da objetiva


No monitor LCD


Na ranhura para cartões 


No terminal do cabo

Operação precisa de AE/AF a –3EV de iluminação

Monitor LCD orientado a su uso en esterior

Extra-accurate auto-exposure and autofocus control, even in the dark

Single-action setting of LCD monitor’s brightness

Um nível de luminosidade de -3EV dificulta a visibilidade de um sujeito a olho nu e é quase impossível focar de forma manual. Mesmo nestas situações de baixa iluminação, a K-1 assegura um manuseamento preciso do autofocus e a autoexposição*. Devido ao seu algoritmo melhorado, o tempo de resposta da focagem automática para objetos mal iluminados reduz-se consideravelmente. Junto ao seu potencial de criar imagens de alta resolução, a K-1 oferece um rendimento excecional em lugares escuros. 

Com um simples toque, o novo modo de Vista Exterior da K-1 mostra cinco ajustes de luminosidade no ecrã LCD, permitindo modificar de forma rápida e simples o nível de luminosidade segundo a localização - iluminando o monitor ou escurecendo-o quando estamos debaixo do céu estrelado ou num dia lindo de sol. 

 

* Medição de luz a ISO 100 e com uma objetiva 50 mm F1.4; foco medido a ISO 100, a temperatura ambiente e com os 25 sensores do centro. 


Definição Vista Exterior:-2


Definição Vista Exterior:+2

Construção fiável à prova de pó e resistente à intempérie

Um sistema completo de imagem resistente ao clima, junto com uma objetiva WR

A combinação dos 87 pontos selados da K-1 e o punho estanque opcional D-BG6A previnem a entrada de água ou pó no interior. Quando se coloca uma objetiva das séris AW- ou WR-,* a K-1 e a sua objetiva formam um sistema de imagem totalmente resistente às condições do tempo.  

*AW significa para todo o tipo de tempo (construção resistente ao pó e à intempérie). 

Construção resistente ao frio até –10°C

Mecanismo DR II (Dust Removal II)

Confiança incomparável provada em rigorosos testes

Remove de forma eficaz qualquer partícula no sensor

Anticipando o seu uso em ambientes com baixas temperaturas, Pentax submeteu a K-1 a exigentes provas ambientais a temperaturas até -10º C e reuniu uma grande quantidade de dados sobre a precisão operativa, a resposta e a estabilidade dos mecanismos e circuitos, assim como as oscilações nos v. da bateria*. Como resultado, a K-1 assegura um sólido funcionamento, sem problemas,  mesmo com temperaturas negativas.

Usando o seu elemento pixoelétrico, este inovador mecanismo aplica vibrações ultrasónicas ao painel de vidro ótico colocado em frente do sensor. Desta forma, elimina eficazmente todas as partículas de pó que se infiltram na área do sensor de imagem e evita o surgimento de manchas de pó nas imagens tomadas. 

* O desempenho da bateria diminui à medida que a temperatura diminui. Ao disparar em ambientes frios, aconselha-se a levar baterias extra e mantê-las quentes, guardando-as num bolso interior. 

Corpo rígido e forte

Obturador de grande duração  

Uma estrutura que protege um chassis metálico com liga de magnésio 

Resiste a 300.000 disparos para um uso profissional 

O corpo exterior da K-1 está construído com uma liga de magnésio leve e de grande rigidez, que proporciona uma excelente resistência aos golpes e uma blindagem eletromagnética. Através do acoplamento com uma moldura metálica de grande rigidez, a K-1 forma uma estrutura que proporciona uma durabilidade e fiabilidade excecional.

Após uma série de rigorosas provas de rendimento, a unidade de obturação da K-1 demonstrou uma durabilidade excepcional suportando um total de 300.000 disparos. Assim, assegura-se a precisão operativa e durabilidade que se requer para trabalhos profissionais. 

Inovadoras caracterísitcas para captar autênticas obras de arte 

Ecrã LCD flexível e rotativo 

Inovador mecanismo para rodar o ecrã em qualquer ângulo


Com a objetiva de alinhar a linha de visão do fotógrafo através do eixo ótico da câmara ao tempo que se proporciona um ajuste de ângulo flexível, a Pentax desenhou um ecrã LCD ideal para a K-1 através da criação de um mecanismo inovador que suporta o ecrã com quatro estâncias. Este ecrã alcança dois pontos incríveis: 

1 - não há desvios do eixo ótico;

2 - inclinação sem restrições em todas as direções na horizontal e vertical. Pode-se inclinar para cima num ângulo de quase 90 graus. 

・Inclinação Vertical: approx. 44°
(Disparo a nível da cintura: approx. 90°)
・Inclinação horizontal : approx. 35°

Ecrã LCD sem câmara de ar
O ecrã LCD sem câmara de ar da K-1 utiliza uma camada de resina especial que se aplica entre o painel de proteção e o ecrã LCD para eliminar com eficácia as reflexões internas. Junto com o ajuste Vista em exterior assegura uma excelente visibilidade, mesmo em situação de sol radiante

Live View 

Correção Automática do Horizonte e Ajuste da Composição 

Um conjunto de ferramentas criativas para a fotografia criativa

Ferramentas adequadas para compor imagens equilibradas

No modo Live View, a K-1 proporciona um grande leque de ferramentas para tirar fotografias. Graças ao seu ecrã LCD giratório pode ver a imagem no ecrã de diferentes ângulos para otimizar o conforto do disparo.

Funções principais de disparo através de Live View

  • Uma seleção de modos AF: Deteção de rosto, Auto-seguimento, Multi-segmento, Auto, Seleção e Pontual ;
  • Assistência à focagem para enfatizar o contorno da área de foco;
  • Opção de visualização de quadrícula com cinco padrões e duas cores (branco e preto)
  • Visualização do zoom com uma ampliação máxima de 16 vezes para facilitar a confirmação do estado do foco. 

Aproveitando o mecanismo de estabilização SR, a K-1 ajuda-o a compor imagens equilibradas e sem defeitos. A função Correção Automática do Horinzonte* roda o sensor para compensar a inclinação da câmara, permitindo que esta função seja de grande utilidade para fotografar à mão (sem tripé). A função Definição da Composição*** permite criar um ajuste de composição da imagem com um deslocamento do sensor. Desta forma torna-se muito útil para os disparos em modo Live View quando se usa um tripé. 

* Ângulo máximo de compensação: aprox. 2º (aprox 1º com o mecanismo SR ativado)

** Máximo intervalo de compesação: ±1.5mm (±1mm ao longo do eixo de rotação) ou ±1°

Nível digital

Deteção precisa da inclinação da câmara sem tirar o olho do sujeito

O Nível Digital da K-1 mostra uma escala da barra na lateral direita e na parte inferior do visor para indicar a inclinação vertical e horizontal da câmara , permitindo confirmar a alineação vertical e horizontal do sujeito sem necessidade de anular o olhar do sujeito. 

A figura mostra como se visualiza o Nível Digital (durante o disparo em modo Live View)

Função Smart 

Controlo de funções com uma simples ação 

A Função Smart da K-1 é uma nova funcionalidade que permite harmonizar uma série de características com simples manuseio. Este sistema funcional permite selecionar e definir rapidamente a função desejada e apenas usa os dois seletores de modo que estão no painel superior da câmara, sem necessidade de aceder ao ecrã do menu do monitor LCD.

Funções controláveis pela função Smart

Função Seletor

Ajuste do Seletor

Vazio

+/-

Alteração do valor, Compensação da exposição

ISO

Alteração da sensibilidade ISO 

CH/CL

Alteração entre o modo de Disparo Contínuo (com seleção de três modos) e Disparo Simples

BKT

Alteração do valor de Bracketing no modo de disparo Bracketing

HDR

Alteração do modo de disparo HDR;

Disparo através do visor: Ligado ou desligado

Grid

Disparo Liveview: ON/OFF

Disparo Live View shooting: alteração do padrão da quadrícula

SR

Disparo fotografia: ON/OFF do mecanismo SR 
Gravação de vídeos: ON/OFF do mecanismo para vídeo.

Crop

Alteração do modo de recorte

Wi-Fi

ON/OFF

Modo GPS e compasso eletrónico integrado

Gravação automática dos dados na posição do disparo

A K-1 possui um modo GPS integrado e compasso eletrónico e juntos permitem mostrar no ecrã LCD a direção da câmara. Estas características permitem adicionar dados EXIF nas imagens gravadas, incluindo a localização, direção e hora (utilizando o tempo universal coordenado). Isto tem especial utilidade em situações em que se deve realizar detalhados procedimentos ante mão para a direção do disparo, tais como, rodagem de cenas da saída do sol e corpos celestes.

Latitude Longitude  Altitude Universal Time Coordinated

GPS signal status Camera’s direction of shooting (Azimuth)

Registo GPS para seguir o movimento do fotógrafo

A função de registo GPS da K-1 realiza um seguimento automático do movimento do fotógrafo com intervalos fixos. Ao passar um arquivo de registo no computador, pode-se verificar o caminho percorrido com o uso de uma aplicação de mapas como Google Earth. 

ASTROTRACER 

Seguimento sem esforço e fotografia de corpos celestes sem telescópio equatorial. 

Ao utilizar o módulo GPS, o compasso eletrónico e o seu mecanismo de SR, a K.1 simplifica a fotografia astronómica de corpos celestes, sem a ajuda de uma telescópio equatorial. Baseando-se nos dados de latitude obtidos dos satélites GPS e outros factores que afectam (direção da câmara e inclinação horizontal/vertical) obtidos pelos sensores, a K-1 calcula o movimento dos corpos celestes e sincroniza o movimento do seu sensor de imagem 

HD PENTAX-D FA 15-30mmF2.8ED SDM WR

Visor ótico e personalização

Uma visão bem definida e fácil, intuitiva utilização quando se foca no sujeito 

HD PENTAX-D FA 150-450mmF4.5-5.6ED DC AW

Abertura : F6.3 ; Velocidade de disparo : 1/800 sec. ; Compensação da exposição: 0.0EV ; Sensibilidade : ISO 100 ; Balanço de brancos : Temperatura de cor atribuída ; Personalização de imagem : Brilho

Visor ótico com cobertura de praticamente un 100% do campo de visão

Assegura-se uma clara visão e facilidade de focagem

O visor ótico da K-1 proporciona uma visualização de quase 100% do campo de visão e uma ampliação de 0.7 vezes para propocionar uma visão nítida e precisa do sujeito e um campo de imagem de grande tamanho, benefícios das câmaras reflex de 35mm. Este visor também proporciona uma visão clara, livre de aberrações, mesmo nas margens. O ecrã de focagem Natural-Brighy-Matte III, torna mais facil conseguir obter o ponto de focagem, mesmo quando se foca de forma manual. 

* O ecrã de focagem está fixada na câmara e não se pode alterar.

Transparent LCD

Ecrã do visor transparente  

Confirmação rápida do estado da câmara 

O ecrã LCD transparente do visor da K-1 permite selecionar os dados que pretender ver, como uma quadrícula e visualizá-los no visor. É muito útil quando se corrige a inclinação da câmara com o Nível Digital ou pretende-se recompor a imagem usando uma padrão de quadrícula, sem necessidade de tirar o olho do visor. 

Nivel digital

O Nível Digital mostra a inclinação horizontal e vertical da K-1 com duas escalas de barras. Em comparação com o tipo convencial que utiliza uma barra de exposição, não apenas faz com que seja fácil identificar a inclinação da câmara, mas também permite comprovar o estado de inclinação e a exposição ao mesmo tempo. Como resultado, melhora-se a utilização da câmara enquanto tira fotografias através do visor. 















Seleção dos dados que se podem ver no visor

Os dados mostrados no visor (quadrícula, nível digital, pontos de focagem AF e medição pontual) se poder ativar e desativar de forma independente para as distintas condições de disparo ou as preferências pessoais. 

* Todos os dados do visor, exceto o quadro de recorte são simulados para explicar esta função. 

Todas as objetivas de encaixe K para formato APS-C, podem usar-se na K-1

Desde angulares a teleobjetivas, uma ampla seleção de objetivas de alta gama da série DA podem ser usadas na K-1 sem necessidade de modificação. Proporcionam uma excecional qualidade de imagem apesar do seu design compacto e leve. 

Objetivas DA / DA Limited / DA

Zoom olho de peixe

smc PENTAX-DA FISH-EYE10-17mmF3.5-4.5ED[IF]

Zoom angular

zoom     smc PENTAX-DA 12-24mmF4ED AL[IF]

Zoom angular - standard 

smc PENTAX-DA★16-50mm F2.8ED AL[IF] SDM

HD PENTAX-DA 16-85mmF3.5-5.6ED DC WR

smc PENTAX-DA 17-70mmF4AL[IF] SDM

HD PENTAX-DA 18-50mmF4-5.6 DC WR RE

smc PENTAX-DA 18-55mmF3.5-5.6AL WR 

HD PENTAX-DA 20-40mmF2.8-4ED Limited DC WR

Zoom teleobjetiva

smc PENTAX-DA★50-135mmF2.8ED[IF] SDM

smc PENTAX-DA 50-200mmF4-5.6ED WR

HD PENTAX-DA 55-300mmF4-5.8ED WR

smc PENTAX-DA★60-250mmF4ED[IF] SDM

Zoom de alta ampliação

smc PENTAX-DA 18-135mmF3.5-5.6ED AL[IF] DC WR

smc PENTAX-DA 18-270mmF3.5-6.3ED SDM

Ultra angular

smc PENTAX-DA 14mmF2.8ED[IF]

HD PENTAX-DA 15mmF4ED AL Limited

Angular

HD PENTAX-DA 21mmF3.2AL Limited

Standar 

smc PENTAX-DA 35mmF2.4AL

Teleobjetiva médio

HD PENTAX-DA 40mmF2.8 Limited

smc PENTAX-DA 40mmF2.8 XS

Teleobjetiva

smc PENTAX-DA 50mmF1.8

smc PENTAX-DA★55mmF1.4 SDM

HD PENTAX-DA 70mmF2.4 Limited

smc PENTAX-DA★200mmF2.8ED[IF] SDM

smc PENTAX-DA★300mmF4ED[IF] SDM

Super-teleobjetiva

HD PENTAX-DA 560mmF5.6ED AW

Standard/Macro

HD PENTAX-DA 35mmF2.8 Macro Limited

*A categoria das objetivas está classificada em Modo Recorte.

Modo recorte

Alteração automática da área da imagem quando se liga uma objetiva.

Quando uma objetiva das séries DA★-, DA Limited- or DA- coloca-se na K-1, o Modo Recorte altera-se rapidamente na sua área de imagem no tamanho APS-C e cobre o centro do campo de visão o que mostra a imagem recortada no visor. Assim não só assegura imagens de alta resolução com aproximadamente 15.36 megapixels efetivos, mas também proporciona uma cobertura eficiente do sensor AF na área da imagem para uma composição mais flexível enquanto opera em modo de auto-focus.

Ecrã do visor no Modo Recorte (área de imagem APS-C)

Quadro de recorte

* Esta imagem mostra todos os sensores AF para um propósito explicativo 

Personalização

Cria a tua K-1 e personaliza as operações da câmara segundo as tuas preferências

The K-1 oferece uma ampla de gama de valores personalizáveis para otimizar a facilidade e comodidade da utilização da câmara. Estes ajustes desenharam-se para ampliar as funções dos botões Fx (função) e o modo de utilizador, melhorar a acessibilidade das funções desejadas no painel de controlo e evitar erros operacionais acidentáveis. 

 USER Mode

Cinco combinações diferentes das funções mais frequentes que se podem atribuir a este modo para gerir temas específicos ou as suas intenções criativas.

Painel de Controlo 

Este painel mostra uma lista de funções e o seu estado no ecrã LCD, permitindo-o alterar os conteúdos e/ou a ordem das funções listadas para adequar-se ao seu estilo de disparo.

Botões personalizados

 Fx1 button
Pode-se atribuir uma função com sete opções (por defeito: RAW)

Fx2 button 
Pode-se atribuir outra função das 7 opções (por defeito: Ajuste de visão em exteriores)

 AF button
Pode-se atribuir uma das funções que regem o funcionamento da AF.

Preview lever
Pode-se assinalar uma vista prévia de modo ótimo ou digital.

 E-dial
Pode-se atribuir um conjunto de modo de exposição. 

Custom Functions

Um total de 26 funções personalizadas estão disponíveis na K-1. 

 Botão de Bloqueio 

Com o objetivo de evitar alterações acidentais, a K-1 proprociona um botão de bloqueio para desativar temporariamente os botões de controlo e diales. Oferece, ainda, opção de duas funções de bloqueio: Tipo 1 para evitar alterações não desejados nas definições da exposição; Tipo 2 para evitar alterações operacionais. 


Corpo sólido e compacto

Fácil utilização apesar do design de formato completo

The K-1 herda toda a experiência da Pentax no desenvolvimento de corpos compactos e de fácil utilização. A Pentax restruturou completamente a unidade mecânica que contém os mecanismos  de obturação e acionamento do espelho e reposicionou a unidade do visor para conter o tamanho da câmara. A avançada tecnologia da Pentax, neste sentido, permitiu criar um corpo e de fácil uso para a nova K-1. 

Front: PENTAX APS-C-size SLR camera
Back: PENTAX 35mm full-frame SLR camera (K-1)

Estrutura espelho flutuante 

Com o objetivo de se adaptar ao sensor da imagem de fotograma completo de 35mm e cobrir o fluxo de luz do grande visor com um campo de quase 100% de visão, foi necessário aumentar o tamanho da caixa principal do espelho. Para reduzir ao mínimo o tamanho da caixa do espelho, a Pentax desenvolveu um novo mecanismo que retrai o espelho prinicipal, enquanto balança para cima. 

 Estrutura da objetiva 

Janela do obturador 

 Ação do espelho principal 

Ação do espelho principal sem a estrutura flutuante 

 O espelho principal e o seu pilar retraem-se a uma posição de espelho plano.

Conceptual image of the Floating Mirror Structure

Caracteríticas: fotografar

Uma série de funções para captar o momento decisivo sem falhar. 

HD PENTAX-D FA 24-70mmF2.8ED SDM WR
Abertura : F3.5 ; Velocidade de obturação: 1/160 sec. ; Compensação da exposição : 0.0EV ;
Sensibilidade : ISO 100 ; Balanço de brancos : Luz Dia ; Personalização: Retrato

Sistema PENTAX de Análise de Cena em Tempo Real

Optimização do rendimento dos sistemas AE e AF e facilidade de composição de imagem

Devido ao sensor de medição de luz RGB com aproximadamente 86,000 pixels e o novo motor de imagem PRIME IV, o sistema PENTAXA de análise de Cenário em Tempo Real analisa factores, tais como, a distribuição da luminosidade no campo da imagem, a cor primária do sujeito e o seu movimento com grande precisão e eficiência. Ainda, mediante a adoção de uma avançada tecnologia de inteligência artificial com o nome de aprendizagem profunda ao seu algoritmo de deteção de imagens*, este sistema avalia cada cena individual com maior exatidão otimizando ao mesmo tempo a precisão e o rendimento dos sistemas de luz de medição, de controlo de exposição e foco automático e quando se seleciona o toque final mais adequado para uma cena ou composição. 

* Esta tecnologia orginal de RICOH está disponível enquanto se dispara através do visor quando o modo de exposição ajusta-se à Análise de Cenário Auto e o modo de imagem personalizado ajusta-se à Auto Seleção. 

SAFOX 12 

Sistema AF de novo desenvolvimento, com uma área de deteção de AF ampliada.

O quadro AF da K-1 ampliou-se para otimizar a facilidade de composição de imagem sobre um campo de imagem de fotograma completo. Devido ao grande desenvolvimento de um módulo de sensor AF SAFOX 12, a sua área de focagem automática é aproximadamente 40% mais larga que o de um AF convencional*. A K-1 distingue-se pelo seu design ótico inovador e eficiente em que a luz que entra regressa de novo ao interior do módulo AF. Graças à otimização da lente condensadora, também proporciona um aumento do número de pontos do sensor AF (33 no total). Este inovador módulo AF reforça o excepcional rendimento da K-1 e a sua estrutura compacta. 

Módulo AF SAFOX 12

Este novo módulo de sensor AF consta de dois espelhos refletores. Reflete o fluxo de luz incidente duas vezes nestes espelhos, proporciona uma trajetória ótica mais longa, enquanto o seu tamanho matém-se praticamente idêntico ao módulo SAFOX11.

Reflex mirror Optical path Condenser lens

Separator lens IR-cut filter AF sensor

Sensor RGB de medição de luz de 86.000 pixels

Análise de cenário de alta precisão baseado na cor, forma e movimento

O sensor RGB de medição da luz da K-1 com 86.000 pixels não só oferece alto rendimento, mas também deteta cores com uma grande precisão. Depois de medir a forma do sujeito, as cores primárias e o movimento, proporciona os dados obtidos  ao Sistema de Medição de Cenário em Tempo Real da PENTAX para obter uma medição de cenário ainda mais precisa. 

Sistema de 33 pontos de focagem AF com 25 pontos em cruz 

Assegura uma focagem fiável e infalível. 

O sofisticado sistema de focagem de 33 pontos AF da K-1 possui uma distribuição dos sensores AF de alta densidade para monotorizar de forma efetiva as áreas cruciais do campo de imagem, proporcionando os 25 pontos em cruz para assegurar uma focagem precisa no sujeito. 

 Cross-shaped sensor Linear sensor   F2.8 luminance flux linear sensor

Sistema AF com sensores lineares de fluxo de luminosidade F2.8

Três dos sensores centrais estão desenhados para detetar o fluxo de luminosidade de uma objetiva de F2.8 para uma alta precisão no autofocus. Quando se utiliza uma objetiva muito rápida com pouca profundidade de campo, estes sensores podem melhorar a precisão do foco. 

Seleção de zona

Seleção da área de expansão 

Este modo permite selecionar um conjunto de nove pontos que formam um quadrado, que se pode deslocar como se movesse o ponto central. Deteta um objeto colocado dentro deste quadrado, otimiza a focagem e realiza um traçado automático no movimento. 

Este modo permite selecionar um dos 33 pontos de AF para se focar no objeto e faz com que a K-1 siga automaticamente o sujeito e volte a focá-lo com a ajuda dos pontos vizinhos, mesmo quando de afasta do ponto inicial. Pode-se selecionar a área de expansão desejada entre nove, 25 ou 33 pontos.*

   *O número de pontos de focagem automática pode diminuir se a área de expansão selecionada inclui uma área ou áreas fora do quadro AF. 

Auto trajetória com PENTAX Real-time Scene Analysis System


Supported by the PENTAX Real-time Scene Analysis System, the K-1’s Auto Tracking function accurately detects the subject’s motion based on various factors including color, then keeps pinpoint focus on the subject throughout the imaging process by automatically shifting the in-focus point.

Scene Analyze AUTO

Precisão melhorada, através da adoção de tecnologia de inteligência artifical

Devido ao Sistema Real-tima Scena Analysis da Pentax, o modo AUTO de Análise de Cenário da K-1 otimiza automaticamente as definições da exposição e seleciona o toque final mais adequado para o sujeito. Quando se utiliza o visor ótico, também é assistido por um algoritmo de aprendizagem profundo que adopta a tecnologia de inteligência artificial e cria uma extensa análise de um determinado cenário com base no enorme volume de dados acumulados dos cenários anteriores. 

Sistema Multi-modo AE

Obturador de alta velocidade 1/8000 segundos 

Seleção de distintos modos de auto-exposição

Execional precisão no funcionamento e durabilidade rotativa 

Mais do que os modos convencionas Programa, Prioridade de Abertura e Prioridade de obturação, todos eles asseguram uma exposição adequada sobre o sujeito através mediante os factores da sensibilidade ISO de forma destacada na operação de controlo da exposição. Este sistema multi-mode assegura um controlo mais flexível das definições de exposição para expressar o movimento do objeto ou da profundidade de campo. Também oferece uma ampla gama de compensação da exposição, mais ou menos 5 EV (em tomadas fotográficas) para melhorar a área do controlo de exposição.

A K-1 conta com um obturador controlado eletronicamente para otimizar o rendimento do sensor da imagem de fotograma completo. Com uma velocidade máxima de 1/8000 segundos que permite uma grande abertura, mesmo em lugares com muita luz e aproveitar ao máximo o efeito de desfocagem. Também proporciona uma velocidade de sincronização do flash de 1/200 segundos. Como símbolo do conceito da câmara da K-1, a câmara está desenhada para ser compacta e leve, com uma combinação bem equilibrada de utilização precisa e resistência. 

Modo de funcionamento de alta velocidade

Grande capacidade de gravação e imagens de disparo contínuo

Disparo contínuo de aproximadamente 4.4 imagens por segundo

Até 100 imagens de alta qualidade com 36 megapixels. 

A K-1 oferece um disparo contínuo de alta velocidade a uma velocidade máxima de aproximadamente 4,4 imagens por segundo (com definição CH). Também pode alterar instântaneamente a definição de velocidade opcional de três imagens por segundo (CL) e utilizar o menu principal ou a função Smart. No modo de recorte APS-C, a velocidade não se pode aumentar até ao máximo de aproximadamente 6,5 imagens por segundo para garantir uma resposta rápida com os sujeitos em movimento. 

Graças à grande capacidade do bufer de memória, a K-1 permite gravar um disparo contínuo: aproximadamente 70 imagens JPEG (ou aproximadamente 20 imagens RAW) na definição CM, ou aproximadamente 100 imagens JPEG (ou aprox 100 imagens RAW) em definição CL *

* São apenas um número informativo (aproximado)  de imagens que se podem registar em formato de fotograma completo no melhor formato JPEG, tamanho L) com ISO 100

Hyper Program e Hyper Manual

Controlo flexível da profundidade de campo e movimento do objeto

No modo Program (P), a K-1 conta com o modo Hyper Program desenvolvido pela Pentax que permite configurar a velocidade de obturação ou a abertura usando os seletores frontais e traseiros, ao mesmo tempo que mantém um nível de exposição adequado. Assim elimina a necessidade de rodar o seletor modelo quando se altera o modo Tv ou Av. 

Front e-dial  Rear e-dial  Green button  AE-L button


Diagrama conceptual do modo Hyper Program 

Diagrama Conceptual do modo Hyper Manual

No modo Hyper Manual (M), quando se pressiona o botão verde fixam-se ao instante as mesmas definições da abertura e velocidade de obturação que no modo P para uma exposição correta. Pode-se definir a exposição ao nível desejado usando os seletores frontais e traseiros. Com a função de bloqueio de AE ainda se pode alterar a abertura e/ou ajustes de velocidade do obturador, mantendo o nível de exposição inicial. 

Quando se estabelece a função inteligente (smart) para o modo ISO, pode-se desfrutarde um controlo mais flexível dos três parâmetros de exposição primárias - abertura, velocidade de obturação e sensibilidade ISO - Modos A e M e usa-se uma combinação da parte frontal e traseira dos seletores e o seletor de definição. 

Funções de composição de imagem e disparo

Para uma maior liberdade de criação e inspiração sem limite

HD PENTAX-D FA 24-70mmF2.8ED SDM WR

Aperture : F8.0 ; Shutter speed : 1/500 sec. ; Exposure compensation : -0.3EV ; Sensitivity : ISO 100 ; White balance : AWB ; Custom image : Landscape

Imagem personalizada

Expressão sem esforço da tonalidade ideal e sombras para cada sujeito

Com a função Imagem Personalizada da K-1 pode-se aplicar o toque final à sua imagem preferida, baseando-se no tema ou nas intenções criativas. Com a definição 

Flat

A selection of Custom Image modes

  • Auto Select

  • Bright

  • Vibrant

  • Radiant

  • Reversal Film

  • Monochrome

  • Cross Processing

  • Muted

  • Flat

  • Natural

  • Portrait

  • Landscape

  • Bleach Bypass

Clarity control and Skin Tone correction* 

Compensation of the subject’s texture, while retaining the image’s overall sharpness

The Clarity control function is an image-processing technology
effective in reproducing the glossy texture of metals and the
clearness of the sky or splashing water. By adjusting the smoothness
of a silky or shiny surface, it lets you control the quality of texture
and the degree of clarity. The Skin Tone correction function** restores
a tender texture and a healthy tone of the subject’s skin, while keeping
the high-resolution rendition in its hair and clothing and in the background.
It depicts your subject with smooth texture and healthy skin tones.

* Both of these functions are technologies developed by RICOH Co., Ltd.

** The Skin Tone correction function can be activated only when the Face
Detection mode is selected

Clarity Control: -4                    Clarity Control: -0                      Clarity Control: +4

Skin Tone correction: OFF                            Skin Tone correction: ON

HDR

Fiel reprodução de luzes e sombras
O modo HDR (High Dinamic Range)*da K-1 oferece uma imagem similar * à detetada através de olho nú, minimizando os brancos destacados e as spmbras de tonalidade escura, mesmo em cenários de grande contraste. Também permite estabelecer uma série de turnos de exposição ou utilizar a função de ajuste automático de posição. ** Como este modo permite guardar os arquivos de imagem originais em formato raw, pode-se desenvolver e alterar a configuração de HDR ou desativa-se. Através da utilização do pc e o software incluído, também é possível dividir um unico arquivo em formato RAW em três imagens em formato RAW por separado e guardar como arquivos independentes.  


* Esta função HDR não se pode utilizar em alguns modos de disparo e não é compatível com outras funções.
** A função de ajuste automático da posição fixa-se no modo Desligar quando se seleciona o modo disparo em intervalos ou de vídeos em intervalos.  

Exposição múltipla 

Fiel reprodução de luzes e sombras
A K-1 permite captar o número desejado de imagens - de dois a 2000 - para sintetizar uma imagem apenas composta com três modo de síntese. O disparo com Live View mostra uma imagem translúcida da imagem já tomada, no monitor LCD, o que permite realizar uma alineação precisa das imagens. 

acumulação







Filtros Digitais

Para criar trabalhos dramáticos de arte e efeitos visuais especiais

A k-1 oferece uma seleção de nove filtros digitais durante o disparo e 21 filtros digitais durante a reprodução. Podem-se aplicar até 20 filtros numa iamgem apenas para criar uma obra distinta e pessoal. 

CTE

Para expressar as cores que se têm em mente, em vez de uma cor verdadeira

Em contraste com o modo Balanço de Brancos automático standard, o qual está desenhado para suprimir o efeito de uma fonte de luz de cor na reprodução da cor da imagem. O modo CTE (Melhoria Temperatura de Cor) desenha un hicapié na cor dominante da imagem em função da temperatura da cor. É útil na dramatização da saída e posta ao sol, em cenários ou paisagens cobertas de neve em cenários nublados. Também é eficaz na prevenção quando se perde cor, como por exemplo, quando se perde o verde escuro e/ou rosa ténues.  

AWB                                                                  CTE

Gravação de vídeo 

Compatível com disparo a intervalos 4K

Vídeos Full HD com um atrativo efeito bokeh 

Documenting a constantly changing subject in high resolution

A K-1 grava vídeos reais. Dada a pouca profundidade de campo proporcionada pelo design de fotograma completo produz-se um bonito efeito bokeh. Pode também gravar som em stereo e utiliza um microfone stereo (incluído com a câmara) , monotorizar a gravação de áudio com auriculares (incluído com a câmara)

No modo de gravação de Vídeo a intervalos , a K-1 permite gravar imagens fixas de um sujeito que se alteram lentamente em intervalos fixos e intregra-os num único arquivo de vídeo. Pode reproduzir o arquivo de vídeo 4k (3840 x 2160 pixels) * como se avançasse rapidamente o tempo no ecrã. A K-1 também oferece a função de Star Stream que permite desenhar os traços das estrelas num filme. 

* Ao reproduzir o arquivo de filme num dispositivo que não seja a K-1, recomenda-se ao utilizador utilizar um sistema operativo que suporte a reprodução de filmes de resolução de 4K. 


















Compatibilidade WI-FI

Controlo remoto da câmara através do uso de um smartphone

Ao ligar-se de forma inalábrica à K-1 através do smartphone, consegue tomar imagens à distância ou navegar entre elas no ecrã do smartphone. 
* Pode configurar várias funções de fotografia e alterar as definições, definições de focagem, obturação e comprovação das imagens captadas. 
** É necessário a aplicação de sicronização Image Sync para usar a câmara de forma remota. Image Sync pode-se fazer download gratuitamente na APP Store ou Google Play. 

Aceda à página oficial de RICOH IMAGING ou contacte o serviço de atenção ao cliente para saber os sistemas operativos compatíveis. 

IMAGE Transmitter 2 compatibility

Fotografia Tehthered desde o computador

Com o software opcional IMAGE Transmitter 2 instalado no PC quando liga a K-1 através do terminal USB, pode-se operar a K-1 de forma automática, transferir e guardar as imagens gravadas e comprovar os dados fotográficos no computador. Assim melhora-se consideravelmente a eficiência da fotografia de estúdio. 

Nota: Para uma utilização adequada, o software deve ser atualizado na última versão. Por favor, aceda ao nosso site oficial para mais detalhes.  





Processamento RAW no corpo 

Aplicação do acabamento final desejado 

A K-1 permite o processamento de arquivos em formato RAW e guarda separadamente os arquivos tratados em JPEG ou TIFF. Desta forma, oferece uma maior flexibilidade de tratamento de imagem, sem ajuda de um computador. Dada a um ampla gama de parametros ajustáveis, pode-se adicionar o acabamento desejado à sua imagem, independentemente da sua localização. 

Ranhura para dois cartões 

Grande volume de dados nos dois cartões SD

A ranhura para cartão da K-1 aceita dois cartões SD, com a seleção de três modos de gravação de dados: "Serie" para guardar um grande volume de dados sucessivamente de um cartão para outro. "Duplicar" para realizar uma cópia de segurança dos dados de um cartão  para outro e "Divisão RAW/JPEG" que memoriza os arquivos de dados separadamente segundo o formato de gravação. Também é possível copiar uma imagem guardada de um cartão a outro.  



Digital Camera Utility 5

Exclusivo software para navegar e processar com alta qualidade 

Devido ao extraordinário processador de imagem SILKPIX, este software permite ordenar e classificar as imagens captadas e tratá-las em formato RAW no computador. É compatível com as novas funções da K-1, incluído o modo Plano de Imagem Personalizada e a Correção do movimento do sistema Pixel Shift Resolution. 

ao início